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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A REVISTA EAS publica contribuições acadêmicas na forma de artigos científicos e resenhas bibliográficas nos idiomas português, inglês, espanhol e francês, que estejam de acordo com política editorial da revista.

O processo de avaliação de artigos submetidos à REVISTA EAS (ISSN 2525-9261) apresenta duas etapas. A primeira etapa consiste em uma avaliação preliminar do Editor, Editores Adjuntos e Coordenador Editorial, que examinam a adequação do trabalho à missão e objetivos do periódico e fazem uma avaliação Desk Review. A segunda, a avaliação propriamente dita, no sistema double blind review, a ser realizada por dois pareceristas.

Os artigos submetidos à REVISTA EAS devem ser inéditos, isto é, não pode ter sido publicado ou ser submetido simultaneamente para avaliação em outro periódico. É permitido a submissão de trabalhos publicados em anais de congressos, seminários, simpósio, devendo ser formatados de acordo com as normas editoriais e submetidos para avaliação.

O número máximo de autores por artigo é 5 (cinco); e após a submissão inicial não é possível quaisquer alterações na autoria dos artigos.

Os artigos devem ser submetidos por meio de formulário eletrônico disponível no site da revista (http://www.revistaeas.uff.br). Em relação ao formato dos artigos:
  • Os arquivos devem ser enviados em um dos seguintes formatos: a) Word 6.0 ou superior (.DOC ou DOCX), b) Post Script (.PS); c) OpenDocument  (ODT, OTT) ou d) Word Perfect (.WPD).
  • Gráficos e Figuras, devem ser enviados em arquivos separados (um arquivo por figura), nos formatos: Tagged Image File Format (.TIF) ou Encapsulated PostScript (.EPS), BitMap(.BMP) com resolução mínima de 300 DPI (PPI).
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Formato: A4
  • Parágrafo – anterior e posterior “0” pontos
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Alinhamento: justificado;
  • Margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;
  • Máximo: 30 laudas
  • Referências: É obrigatório o uso das normas da APA para apresentação de trabalhos científicos.

Na primeira página do artigo deverão constar: a. título do artigo; b. resumo, resumen ou abstract, de acordo com o idioma do artigo, contendo entre 150 e 250 palavras; c. entre três e cinco palavras-chave, palabras clave ou keywords (de acordo com o idioma principal do artigo); d. abstract (ou resumo em português para artigos escritos em inglês); e. keywords (ou palavras-chave em português para artigos escritos em inglês). A partir da segunda página deve vir o corpo do artigo;

Em relação ao título do artigo, os artigos devem conter o título em português, inglês ou espanhol, sendo o primeiro no idioma do artigo; somente a primeira palavra e os nomes próprios deverão iniciar com letra maiúscula. Na linha seguinte, título traduzido para o inglês, caso o artigo esteja em português ou espanhol. Artigo escrito em inglês deve apresentar tradução do título para o português.

O resumo deve conter entre 150 e 250 palavras e apresentar o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo no idioma correspondente, seguindo a mesma ordem de idiomas dos títulos. O artigo deve apresentar um resumo no idioma do artigo e também um abstract em inglês. No caso de artigos escritos em inglês, deve ser fornecido um resumo em português.

O artigo deve apresentar de três a cinco palavras-chave, keywords, palabras clave, de acordo com o idioma do artigo, além de keywords para artigos em idioma diferente do inglês. O texto completo do artigo submetido não deverá exceder 30 laudas, contemplando todos os elementos.

As figuras, tabelas ou quadros devem ser apresentados no próprio corpo do texto do artigo, próximo do local onde estão sendo mencionados. Além disso, as figuras, tabelas e quadros, inseridos no texto, devem ser disponibilizados separadamente, cada um em um arquivo suplementar separado, no formato fonte do software no qual foram gerados. Para figuras, a resolução mínima recomendada é de 300 DPI. Todos os arquivos devem ser submetidos juntamente com o arquivo principal.

Em sintonia com a tendência apresentada pelos principais periódicos brasileiros, e pelo Setor de Periódicos da ANPAD, a REVISTA EAS adota as normas da American Psychological Association (APA), tendo como objetivo ser um periódico que alcance um grupo maior de pesquisadores, inclusive do exterior, que tem maior familiaridade com esta norma de citação.

Lembramos que o as Normas APA adotam o sistema autor-data, ou seja, o sobrenome do autor e o ano de publicação. A lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA, 2010).

A lista de referências deve conter somente os autores citados no texto, com as respectivas informações completas. Recomendamos a consulta às seguintes referências sobre as normas APA:

American Phychological Association. (2001). Manual de publicação da American Psychological Association (4a ed., D. Bueno, trad.). Porto Alegre: ARTMED. (Obra original publicada em 1994)

American Psychological Association. (2003). Publication manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.

American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association (6th ed.). Washington, DC: Author.

Para garantir o anonimato do processo de avaliação o (s) autor(es) não deve(m) se identificar no corpo do artigo, como nas propriedades do arquivo.

Por isso, pede-se aos autores que tomem todos os cuidados possíveis para não revelar sua identidade, tomando algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), clicando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Caso seja possível identificar o autor ou os co-autores o artigo será rejeitado.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


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